Cientistas da Nasa anunciaram ontem a descoberta de mais um planeta, o quinto, no sistema solar mais parecido com o nosso já encontrado.O novo planeta é muito maior que a Terra - com uma massa equivalente a 45 vezes a da Terra, o que torna provável que seja um planeta gigante de gás ou gigante gasoso, como Saturno -, mas a uma distância similar do seu sol, a estrela 55 Cancri, explicou a astrónoma Debra Fischer, da Universidade Estadual de São Francisco. A 55 Cancri fica a cerca de 41 anos-luz (1 ano-luz=9,5 x 1012 km) da Terra, na constelação de Câncer.
O planeta recém-descoberto é o quarto a contar da 55 Cancri e completa uma órbita em 260 dias. A sua localização coloca-o na «zona habitável», a zona onde a temperatura permite a existência de água no estado líquido.Este é o primeiro sistema com cinco planetas descoberto e é possível que exista vida em planetas ou luas ainda não detectados.
A estrela é muito parecida com o nosso próprio sol. Tem à volta da mesma massa e idade que o nosso sol», disse Fischer aos jornalistas.«É um sistema que parece estar repleto de planetas». «Todos os planetas gigantes de gás no nosso sistema solar têm luas de grandes dimensões. Se existir uma lua orbitando este novo, massivo planeta, pode ter água líquida acumulada numa superfície rochosa».
Nenhum comentário:
Postar um comentário